domingo, 27 de julho de 2014

Apresentando o Campo de Estágio


Escola Antônio Cavalcanti Filho



A Escola Antônio Cavalcanti Filho consiste em uma Escola da Rede Pública do Estado de Pernambuco. Foi fundada em 1950, sendo que em 1952 ficou conhecida como Escola Típica Rural , mas sob o Decreto N.º 5.709 de 14 de Março de 1979, teve a sua denominação Oficial de Escola Antônio Cavalcanti Filho em homenagem ao segundo prefeito da cidade.


A Escola tem como símbolo a Borboleta. A “Metamorfose” da Borboleta traduz a Renovação Interior, dos atores envolvidos no Processo Educativo, mediante os desafios encontrados na busca do conhecimento, desse modo a Escola Antônio Cavalcanti Filho busca vivenciar novos paradigmas educacionais.
Assim ao se fechar em si, como crisálida, a Borboleta fecha-se para o mundo exterior; simboliza o aluno, que apresenta um conhecimento interiorizado, refletido e posteriormente socializado; representa, também, a sua motivação, intrínseca, o querer saber e o querer fazer.

Atividades complementares da disciplina de Estágio Supervionado III






sábado, 26 de julho de 2014

Verdades da Profissão de Professor



"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem "águias" e não apenas "galinhas". Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."
  
Paulo Freire